Coordenador : Franciele Zanandrea
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395025.2206.377221.13062023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do ensino médio da rede pública de ensino
Local de atuação: A parte das aulas ocorreão nas escolas selecionadas, dentro dos municípios de Niteroi, Rio de Janeiro, Itaborai e São Gonçalo. A oficina de instrumentação será feita na escola de Engenharia da UFF e as aulas práticas serão feitas no veleiro na Baia de Guanabara.
Objetivo
a. Objetivos Gerais: Criar um meio de inovação tecnológica, desenvolvimento e divulgação científica que possa ser compartilhado e construído de forma conjunta entre a sociedade e academia, trazendo benefícios relacionados à inclusão social, ensino de ciências, e desenvolvimento tecnológico sustentável. A divulgação desse tipo de atividade estimulará o ingresso de futuros universitários nos cursos voltados para áreas de formação em ciência e tecnologia. Além disso, esse projeto irá difundir na sociedade fluminense a importância do uso de fontes renováveis de energia e preservação do meio ambiente. b. Objetivos Específicos: 1 - Implementar aulas teóricas ligadas aos temas do projeto, a saber: conhecimentos básicos de náutica com enfoque na ambientação dentro do Barco; instrumentação atmosférica e oceânica e energias renováveis (teórica e prática); e qualidade de água (teórica e prática); 2 - Instrumentação de um veleiro para realização da etapa das atividades práticas dentro de um veleiro com os alunos da rede pública do Ensino Médio; 3 - Implementar um sistema de geração de energia elétrica baseado em energias renováveis (principalmente solar fotovoltaica) para suprimento da demanda de energia interna da embarcação; 4 – Incorporar medições para monitoramento ambiental e do sistema de geração renovável do barco nas atividades dos alunos do Ensino Médio; 5-Criar um meio de divulgação dos relatórios das atividades desenvolvidas pelos alunos em uma página da Internet e em um perfil de redes sociais.
Resumo
O projeto basicamente consiste em um laboratório itinerante, montado dentro de uma embarcação à vela de médio porte, onde os alunos do ensino médio da rede pública de educação podem ter um contato com instrumentos de medição de variáveis ambientais e tecnologias de energia renovável. Em sua fase inicial, são ministradas aulas nas escolas para capacitar os alunos a participarem deste experimento, visando também uma troca de conhecimento entre a Universidade e a Escola. Em um segundo momento os alunos visitam o LAMMOC/UFF e aprendem a construir circuitos eletrônicos e sensores de baixo-custo, que serão utilizados no experimento com o veleiro. As aulas conciliam os conteúdos necessários para um melhor aproveitamento dos alunos nas atividades práticas com aqueles já aplicados em sala de aula. Por fim é realizada uma aula embarcada, onde os alunos realizam medições em áreas distintas, vivenciando também uma mudança de paisagem, sem a necessidade de mobilização de uma infraestrutura complexa. O projeto vem se tornando um meio de inovação tecnológica, educação ambiental, desenvolvimento e divulgação científica, compartilhado e construído de forma conjunta entre a sociedade e academia, trazendo benefícios relacionados à inclusão social, ensino de ciências e desenvolvimento tecnológico e científico. Sendo o seu principal objetivo o de plantar a semente da ciência nos alunos da rede pública brasileira, incentivando o estudo e a ciência e mostrando que, além disso, pode ser divertido e desafiador, sendo efetivamente um agente de transformação.